Câmara Municipal de Monte Aprazível - MOÇÕES

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 009/2024

 

TIAGO JOSÉ DEMONICO, Vereador com assento nesta Casa de Leis, depois de ouvido o Plenário e cumpridas as determinações regimentais solicita à Mesa Diretora que seja consignada na Ata dos Trabalhos da Sessão de hoje da Moção de Congratulações à Sra. DÁVIDA APARECIDA PRUDÊNCIO pelos relevantes serviços prestados na preservação da cultura e rica história de Monte Aprazível.”

JUSTIFICATIVA

O terço em louvor a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo na família Prudêncio teve início com José Pedro de Oliveira, avô de Dávida, por volta de 1940.  José Pedro foi o fundador de Junqueira, distrito de Monte Aprazível.

Dávida recorda que, mesmo muito jovem, por volta dos sete anos de idade, lembrava- se de seu avô falando sobre a devoção a São Pedro e organizando os festejos na Fazenda Santa Bárbara. Essa fazenda pertencia a seu genro, Antônio Francisco de Oliveira, pai de Dávida.

Para celebrar essa festa, José Pedro e seus familiares preparavam manualmente doces, comidas e bebidas típicas, servidas aos presentes.  A decoração incluía flores do campo, especialmente a flor de São João. O terço era recitado de forma cantada, reunindo amigos e familiares num ambiente alegre que incluía um baile que durava até o amanhecer.

A festa começava com a queima de uma fogueira, marcando o início das celebrações, e um mastro com a imagem dos três Santos era erguido após a reza do terço. A tradição foi mantida em Junqueira com o retorno de José Pedro, sua filha Benedita e netos após o falecimento de seu genro. Após a morte de José Pedro, Benedita e seus filhos deram continuidade à tradição. Em 1956, Dávida casou-se com Antônio Prudêncio e estabeleceram residência em Monte Aprazível.

Desde então, Dávida, devota de Santo Antônio, continua a honrar a tradição iniciada por seu avô. Todos os anos, no mês de junho ou julho, na Rua Washington Luiz 808, acontece a reza do terço em devoção a Santo Antônio, São João e São Pedro, em uma festividade aberta e gratuita para todos os moradores da cidade.

No início, tínhamos uma fogueira acesa, soltávamos balões e fogos de artifício para anunciar o início da festa. No entanto, por questões de segurança, deixamos de soltar balões e fogos de artifício com barulho. Por muito tempo, nos vestíamos à caráter e dançávamos a típica quadrilha com casamento caipira.

A decoração do ambiente é feita com bandeirinhas e enfeites coloridos. Toda a festa é realizada com recursos próprios e doações de pessoas próximas.

Mesmo durante a pandemia, a festa continuou, mas devido aos cuidados com a COVID-19, foi realizada apenas para familiares.

O terço em louvor a Santo Antônio, São João e São Pedro sempre teve grande importância para a família Prudêncio, pois é um momento de fé em que nos reunimos para agradecer por todas as graças recebidas. A tradição do terço junino, com comidas e bebidas típicas, se mantém fortalecida na família Prudêncio há mais de 60 anos e é realizada no mesmo local, na Rua Washington Luiz 808.

A devoção e a tradição da família Prudêncio, inspiradas pela fé e dedicação de Dona Dávida, são um exemplo vivo de amor e perseverança. Dona Dávida, com sua motivação incansável, mantém viva essa celebração que há mais de 60 anos une gerações em torno da fé e dos valores familiares. Sua dedicação em preservar essa tradição não só fortalece os laços familiares, mas também enriquece a comunidade local, proporcionando momentos de alegria e gratidão a todos que participam. Ela é um verdadeiro exemplo a ser seguido, mostrando que a fé e a devoção podem criar um legado duradouro de união e amor.

Que seja dada ciência da presente Moção a homenageada e que conste no registro dos arquivos desta Casa para que perdure indefinidamente na História o justo reconhecimento de Monte Aprazível.

Sala das Sessões, 12 de julho de 2024.

 

TIAGO JOSÉ DEMONICO
Vereador