Câmara Municipal de Monte Aprazível - MOÇÕES

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 005/2024

MARCOS CESAR CAMINHOLLA BATISTA, Vereador com assento nesta Casa de Leis, depois de ouvido o Plenário e cumpridas as determinações regimentais solicita à Mesa Diretora que seja consignada na Ata dos Trabalhos da Sessão de hoje da

Moção de Congratulações ao Sr. Jorge Ângelo Cussioli pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município e ao nosso Povo”.

 

JUSTIFICATIVA

Jorge Ângelo Cussioli nasceu em 30 de março de 1941, no bairro rural do Cultivado, Fazenda Cachoeira, em Nipoã.

Filho de Tulio Cussiol e Hermínia Gallo, trabalhou nos cafezais até sua juventude, junto com os sete irmãos, onde fez a escola primária. Em 1966  veio morar na cidade de Monte Aprazível, onde terminou seus estudos no antigo Grupo, hoje colégio Capitão, e também conheceu sua esposa Isaura Maria Lima Cussioli, com quem se casou e teve os filhos, Tulio e Ana Paula.

No início da década de 70, o governo criou o imposto “Funrural”, com a finalidade de arrecadar dinheiro para financiar a previdência rural. Com isso, em 1972, Jorge criou a empresa ADM CUSSIOLI LTDA,  e passou a atender os produtores rurais das comarcas de Monte Aprazível e Nhandeara, prestando serviços na área de benefícios previdenciários e assistências médica e dentária.

Em 1975 se formou como Contador pela faculdade Dom Pedro II, de Rio Preto e logo foi chamado pela escola técnica de Monte Aprazível para dar aula para a turma de contabilidade, onde ficou por mais de uma década, sendo responsável por várias gerações de Contadores formados em nossa cidade.

Em sociedade com o saudoso Donizeti Monteiro de Souza, abriu em 1980 o Escritório Rural Aprazível, onde além do Funrural, passou a ser o “guarda-livros” de agropecuaristas e referência para a contabilidade rural em toda a região.

Paralelo a isso, Jorge Cussioli, por sua ética e carisma popular, foi requisitado para concorrer ao cargo de vereador e acabou se elegendo em duas legislaturas consecutivas no período de 1983 à 1992, sendo um dos mandatos como presidente da câmara entre os anos de 1989 e 1990, onde conduziu a redação da Lei Orgânica do Município.

Hoje, aos 82 anos, Jorge Cussioli ainda trabalha diariamente em seu escritório, hoje denominado ERA CONTABILIDADE. Lá ele é o grande responsável pelos impostos de renda dos produtores rurais e também pelos I.T.R.S. (imposto territorial rural) das propriedades rurais. O ERA Contabilidade conta com uma cartela com mais de 700 clientes, e durante todos esses anos se profissionalizou bastante, atendendo hoje empresas de todos os segmentos e lugares do país. Durante todos esses anos, Jorge também empregou dezenas de funcionários. Muitos seguiram carreira na área.

Sala das Sessões, 15 de março de 2024.

 

MARCOS CESAR CAMINHOLLA BATISTA
Vereador