PROJETO DE LEI Nº 0081/2023

 

“A Rua Projetada 04, localizada no Loteamento Residencial Maria Inêz, passa a denominar-se RUA PEDRO ALTAMARE, e dá outras providências.”.

MARCIO LUIZ MIGUEL, Prefeito Municipal de Monte Aprazível, Estado de São Paulo, etc.

FAZ SABER que a Câmara Municipal de Monte Aprazível APROVOU e ele SANCIONA e PROMULGA a seguinte Lei:

Art. 1º. A Rua Projetada 04, localizada no Loteamento Residencial Maria Inêz, passa a denominar-se PEDRO ALTAMARE.

 

Art. 2º. A homenagem prevista no artigo 1º, será feita através de placa metálica a ser fixada no próprio logradouro em referência.

 

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta de dotações específicas consignadas no orçamento vigente.

 

Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Monte Aprazível, 06 de novembro de 2023.

 

 

JOÃO CARLOS FERREIRA

Vereador

 

 

 

 

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

 

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

 

O presente projeto de Lei tem como objetivo denominar PEDRO ALTAMARE”, a Rua Projetada 04, localizada no Loteamento Residencial Maria Inêz , e dá outras providências.

Atribuir ao Logradouro indicado o nome desse ilustre cidadão, cuja história se confunde com a própria história de Monte Aprazível, é uma das formas de que dispomos de lhes prestar uma singela homenagem e fazer perdurar na memória dos futuros moradores o exemplo de vida deste que nos deixou.

Anexos à presente exposição de motivos segue folha individualizada com resumo dos dados biográficos do homenageado.

Tais são os motivos pelos quais espero que seja acolhido o presente projeto por parte dos Membros desta Casa, contando com a decisão favorável dos ilustres membros dessa Edilidade à presente propositura.

 

 

JOÃO CARLOS FERREIRA

Vereador

 

 

 

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS: PEDRO ALTAMARE

 

 

Filho de Italiano, desembarcou na cidade de Ribeirão Preto, depois mudo-se para o Município de Pitangueiras, local de seu nascimento, quando criança a família mudou-se para o povoado de Poloni.

Casou-se bem jovem e devido a prosperidade do povoado Água Limpa, mudou-se para o município de Monte Aprazível.

Trabalhou na construção civil, onde era um dos vários operários na construção da primeira Igreja que sua frente e fachada ficava para Rua João Passos até a Rua Brasil.  Era morador da Rua do Café, hoje Duque de Caxias.

Foi carrinheiro da praça, onde fornecia carretos nas residências, foi construtor de poço e fossa, profissão extinta devido á água e esgoto encanado, trabalhou no pavimento e manutenção das vias públicas onde era cascoalhada.

Ficou viúvo em 1948, onde criou 06 filhos e veio a falecer em 19/04/2016, deixando netos e bisnetos.